MANÔMETROS
O manômetro é um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados. Existem, basicamente, dois tipos: os de líquidos e os de gases. Com esse aparelho é possível medir a pressão exercida por fluidos em diversos contextos. Os manômetros são aplicados, por exemplo, na medição da pressão arterial, na aferição da pressão de compressores e de equipamentos de vácuo. Para cada uma dessas aplicações, pode haver um manômetro específico. Existem manômetros que são largamente utilizados, como os utilitários. Estes estão presentes em aparelhos pneumáticos, por exemplo.
Já os manômetros industriais têm um funcionamento mais complexo e são utilizados para medir a pressão em máquinas e equipamentos industriais. Um exemplo são os manômetros presentes nas caldeiras. Em alguns contextos, utilizam-se manômetros constituídos de determinados materiais, como é o caso dos aparelhos feitos de aço inoxidável. Estes podem ser encontrados em indústrias em que há o manuseio de produtos corrosivos ou tóxicos, como a petroquímica. Os manômetros também são úteis para medir a pressão em compressores de refrigeração. Além de medirem a pressão, eles também aferem a temperatura e o vácuo.
No que diz respeito aos contextos em que há processos envolvendo o gás NH3, aplica-se o manômetro para amônia. Há ainda manômetros que servem para calibrar outros manômetros. Tal é o caso dos manômetros de teste. Na maioria dessas utilizações, o uso do manômetro reveste-se de importância por permitir o monitoramento de equipamentos. Assim, pode-se garantir a segurança das pessoas, eliminando os fatores de riscos que podem contribuir para acidentes.